Problema com a visualização da mensagem? Clique aqui.

Cadastre-se no boletim

 

 

 

 

         

 
 
 
     
 

Boletim Informativo Ano VI | nº 605 | 17/10/2019   

 
     
 
 
     
 

 
 
O seminário “As Metrópoles e o Direito à Cidade: programa de pesquisa da Rede Observatório das Metrópoles 2017-2022”, que ocorreu no dia 15 de outubro, teve por objetivo apresentar e debater algumas das pesquisas atualmente em desenvolvimento no Observatório das Metrópoles, a fim de estreitar o intercâmbio e cooperação com pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).
A coordenação nacional do Observatório das Metrópoles, representada por uma equipe de 12 pessoas, esteve em Campos dos Goytacazes para debater os temas "Segregação e desigualdade no trabalho e educação", "Governança metropolitana e os regimes urbanos" e "A megarregião".
Uma questão que permeou as discussões do encontro foi a ausência de governança nas metrópoles e polos regionais. Para Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, coordenador nacional do OM, é fundamental a interação das pesquisas entre as instituições, especialmente diante dos atuais desafios e complexidades que extrapolam o espaço metropolitano.

 

 
 
 
     
 

 
 
A dissertação "Articulações entre o público e o privado: o caso do Programa Cidade Saneada", de Arnaldo de Souza, busca compreender os mecanismos utilizados para a transferência dos serviços públicos de esgotamento sanitário para o mercado, utilizando como estudo de caso o Programa Cidade Saneada, em Recife.
O programa consiste em uma Parceria Público-Privada (PPP) instaurada pelo governo do estado de Pernambuco com a finalidade de universalizar o esgotamento sanitário da Região Metropolitana do Recife (RMR). Os resultados da pesquisa sugerem a prevalência dos interesses privados sobre o interesse público e também não se confirma a universalização do saneamento na RMR, o que pode agravar o quadro de desigualdade que caracteriza historicamente o espaço do Recife.
Defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a tese foi orientada por Maria Ângela de Almeida Souza, coordenadora do Observatório das Metrópoles Núcleo Recife.
 
     
 

EVENTO

 

EVENTO

 

EVENTO

Entre os dias 07 e 09 de novembro ocorrerá em São Paulo o II Seminário "Extensão Universitária: diálogos e perspectivas", promovido pelo LABHAB/FAUUSP e pelo Observatório das Metrópoles. O objetivo do evento é avançar na discussão sobre o papel da extensão universitária em tempos de crise institucional e de ameaça à autonomia universitária. As inscrições vão até 31 de outubro.

 

Entre os dias 29 e 31 de outubro, a Universidade Vila Velha receberá o  II ARQ CIDADE - Congresso Internacional de Arquitetura e Cidade e X Coletânea ArqUrb, que este ano tem como tema "Transformações e Desafios da Cidade Contemporânea: Complexidade, Redes e Conflito". Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, é um dos palestrantes convidados.

 

Entre os dias 23 e 26 de outubro ocorrerá no Rio de Janeiro o seminário "Porto Maravilha 10 anos: passado, presente e futuro da zona portuária". O Observatório das Metrópoles participará através da apresentação da pesquisa "Os Cortiços na Área Central do Rio de Janeiro: Invisibilidade, Heterogeneidade e Vulnerabilidade", além da mesa "Porto Maravilha: neoliberalização, conflitos e insurgências".

 

       
 
   
   
     
 

Expediente Boletim Semanal
Editor Chefe: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Coordenadores Editoriais: Samuel Thomas Jaenisch e Tuanni Rachel Borba
Programadores: Diego Viegas, Erik Dana e Renan Freitas

 
     
     

Nós respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento acessando aqui.