Problema com a visualização da mensagem? Clique aqui.

Cadastre-se no boletim

 

 

 

 

         

 
 
 
     
 

Boletim Semanal Ano VI | nº 606 | 24/10/2019   

 
     
 
 
     
 

 
 
Pesquisadores do GT Habitação e Cidade do Observatório das Metrópoles realizaram ao longo do segundo semestre deste ano, uma série de atividades em escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de discutir temas ligados à questão urbana e metropolitana com os alunos de Ensino Médio.
Um desdobramento dessa iniciativa foi a realização da "Roda de Diálogo: Pontes entre a pesquisa acadêmica e o ensino escolar", no âmbito da XXV Semana de Planejamento Urbano e Regional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A atividade foi coordenada por pesquisadores do Observatório das Metrópoles e teve como convidados 40 alunos das turmas de 1º, 2º e 3º ano do CIEP 336 Octávio Malta (Campo Grande).
Os alunos trouxeram diversas questões sobre as temáticas de mobilidade urbana, habitação, formação universitária, entre outros. Além da troca de saberes entre as duas instituições, a atividades foi de suma importância para  a articulação entre pesquisadores e os estudantes.

 

 
 
 
     
 

 
 
O Observatório das Metrópoles divulga a sua primeira pesquisa voltada para a difusão científica. Com o objetivo de conhecer melhor a nossa audiência e aperfeiçoar a entrega do nosso conteúdo, este questionário se direciona à todos(as) que acessam nossa produção através dos canais digitais, como website, boletim e redes sociais. Em menos de 5 minutos você nos ajuda a aprimorar a nossa difusão científica!
Desde 2007 o Observatório das Metrópoles tem se empenhado na construção de estratégias de difusão e na transferência de conhecimento para a sociedade. Acompanhando as transformações digitais, o Observatório tem ampliado a sua presença digital, onde o desafio tem sido adaptar o conteúdo para as diferentes linguagens, considerando as especificidades de público-alvo e objetivo de cada uma.
 
     
 

PESQUISA

 

VÍDEO

 

CHAMADA

O Observatório das Metrópoles Núcleo Maringá inicia a etapa preparatória e inicia a coleta de dados da 5ª edição da pesquisa "A População em Situação de Rua em Maringá: Desconstruindo a Invisibilidade". A análise comparativa do estudo realizada no ano passado, revelou ampliação de 61% dessa população comparada a 2017. A expectativa para esse ano é de novo aumento.

 

Dando sequência a série "Conheça o OM" que apresenta quinzenalmente os núcleos regionais da rede, apresentamos essa semana o Núcleo Fortaleza. As pesquisas e ações do grupo são comentadas através de entrevista com a coordenadora, Maria Clélia Lustosa Costa, e com o vice-coordenador Renato Pequeno, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Assista!

 

Está aberta até 04 de novembro a chamada de trabalhos para o "I Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste", que ocorrerá de 6 a 9 de fevereiro de 2020 em Recife. O evento é destinado à estudantes e profissionais que atuam no âmbito da Assessoria Técnica Popular e visa construir um debate multidisciplinar sobre a temática.

 

       
 
   
   
     
 

Expediente Boletim Semanal
Editor Chefe: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Coordenadores Editoriais: Samuel Thomas Jaenisch e Tuanni Rachel Borba
Programadores: Diego Viegas, Erik Dana e Renan Freitas

 
     
     

Nós respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento acessando aqui.