Problema com a visualização da mensagem? Clique aqui.

Cadastre-se no boletim

 

 

 

 

         

 
 
 
     
 

Boletim Semanal Ano VI | nº 609 | 14/11/2019   

 
     
 
 
     
 

 
 
Está disponível o novo número da revista eletrônica e-metropolis! Nesta edição, o artigo de capa é de autoria de Luciana Lago, coordenadora da linha de pesquisa sobre Economia Social e Solidária do Observatório das Metrópoles e professora titular aposentada do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Intitulado "Economia popular e solidária no Brasil urbano: as políticas e suas pesquisas", o texto fornece subsídios para desvendar a complexidade da economia popular e, assim, iluminar a relação entre os empreendimentos populares, solidários ou individuais, e as práticas cotidianas de reprodução das famílias dos trabalhadores.
Completam o primeiro bloco da publicação, mais cinco artigos que compõem um interessante conjunto de nuances sobre as cidades brasileiras e suas dinâmicas. Já o segundo bloco é composto pela resenha do filme "Temporada", pela sessão especial com reflexões sobre novas terminologias para pensar as paisagens urbanas fora das cidades, e pelo ensaio fotográfico de São João Del-Rei (MG), que busca representar aspectos de uma espécie de "estética da fragmentação urbana".

 

 
 
 
     
 

 
 
O Observatório das Metrópoles agora é parceiro do BrCidades também no podcast sobre políticas urbanas produzido pelo coletivo. Com episódios quinzenais, o podcast traz análises sobre a situação das cidades brasileiras, as suas políticas e as possibilidades para torná-las menos desiguais, mais acessíveis e ambientalmente sustentáveis.
A edição desta semana aborda o derramamento criminoso de petróleo no Nordeste em suas diferentes facetas, desde a origem, os responsáveis, os danos causados, problemas futuros, articulação nacional e dos moradores das localidades atingidas pelo óleo, além de fauna, flora e outros assuntos. Representando os Núcleos Fortaleza e Natal do Observatório das Metrópoles, participam como entrevistados o prof. Jeovah Meireles do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a profa. Zoraide Pessoa do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ouça e compartilhe!
 
     
 

EXTENSÃO

 

FÓRUM

 

NOTÍCIA

Teve início no dia 05 de novembro o curso "Gestão democrática, orçamento público e políticas urbanas: reflexão e ação" na Universidade Federal do Ceará (UFC). Com 35 participantes dos movimentos sociais e assessorias técnicas de movimentos, o curso é um espaço de diálogo e de construção coletiva do conhecimento, visando o fortalecimento das resistências e a compreensão da relação de problemas locais com as dinâmicas e agentes da cidade.

 

Com o objetivo de debater o novo Plano Diretor da cidade, cujo projeto de lei deverá ser apresentado até março de 2020, ocorreu na última semana o I Fórum de Debates Públicos sobre o Plano Diretor da Cidade do Rio de Janeiro. O coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar Ribeiro, fez a exposição do tema "Desafio da Governança Metropolitana, em especial da Fluminense" em uma das oficinas temáticas do evento.

 

Desde 2018, a BH em Ciclo - Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte vem vistoriando toda a infraestrutura cicloviária de Belo Horizonte, utilizando-se da metodologia do IDECiclo - Índice de Desenvolvimento Cicloviário. Para divulgar os resultados dessa iniciativa, que vistoriou todos os aproximadamente 90 km da malha cicloviária da cidade, a BH em Ciclo promoverá dois eventos, nos dias 13 e 14 de novembro.

 

       
 
   
   
     
 

Expediente Boletim Semanal
Editor Chefe: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Coordenadores Editoriais: Samuel Thomas Jaenisch e Tuanni Rachel Borba
Programadores: Diego Viegas, Erik Dana e Renan Freitas

 
     
     

Nós respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento acessando aqui.