Problema com a visualização da mensagem? Clique aqui.

Cadastre-se no boletim

 

 

 

 

         

 
 
 
     
 

Boletim Semanal Ano VI | nº 611 | 28/11/2019   

 
     
 
 
     
 

 
 
O projeto "Estrutura Social das Metrópoles Brasileiras" publica os primeiros resultados vinculados ao objetivo de aprofundar a análise das categorias sócio-ocupacionais nas metrópoles brasileiras. Nesta primeira etapa, o Observatório das Metrópoles inaugura o uso da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua 2012-2017 com o objetivo de analisar a estrutura de classe na atual década das metrópoles do país, tendo em vista o processo de inflexão ultraliberal colocado em curso no país a partir de 2015, em especial.
Os núcleos de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo produziram relatórios descritivos sobre as suas metrópoles a partir dos dados da PNAD Contínua, analisando o perfil e o comportamento dos grupos sócio-ocupacionais no período, segundo características demográficas, socioeconômicas e de relações de trabalho.

 

 
 
 
     
 

 
 
O Observatório das Metrópoles participou do III Seminário de Avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, que ocorreu nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília. O objetivo do evento foi avaliar o desenvolvimento dos projetos dos 105 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Representando o Comitê Gestor do INCT Observatório das Metrópoles, estiveram presentes Maria do Livramento Clementino (coordenadora do Núcleo Natal) e Orlando dos Santos Junior (pesquisador do Núcleo Rio de Janeiro), que fizeram a apresentação dos resultados de pesquisa no período 2017/2019. Confira o relato e os resultados apresentados!
 
     
 

NOTÍCIA

 

EVENTO

 

NOTÍCIA

Pablo Lira, coordenador do Núcleo Vitória, foi um dos especialistas convidados do seminário promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, nos dias 19 e 20 de novembro. O evento reuniu gestores dos estados e municípios onde o Governo Federal realiza ações do "Programa Em Frente Brasil" de enfrentamento à violência letal.

 

Nos dias 03 e 04 de dezembro, ocorrerá em São Paulo o Seminário "PMCMV +10: caminhos para a política habitacional no Brasil", cujo objetivo é divulgar e debater a produção científica sobre o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), que esse ano completa o seu 10º aniversário – com 465 bilhões investidos e 5,75 milhões de moradias contratadas. É possível realizar inscrição online.

 

No último mês, o Observatório das Metrópoles aderiu à Plataforma Global pelo Direito à Cidade. Iniciada em 2014, a iniciativa reúne um conjunto de organizações com o propósito de construir um movimento internacional pelo direito à cidade. A plataforma conta hoje com mais de 250 instituições como membros, de 55 países.

 

       
 
   
   
     
 

Expediente Boletim Semanal
Editor Chefe: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Coordenadores Editoriais: Samuel Thomas Jaenisch e Tuanni Rachel Borba
Programadores: Diego Viegas, Erik Dana e Renan Freitas

 
     
     

Nós respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento acessando aqui.