Boletim Semanal | nº 616 | 16/01/2020

Artigo analisa o conceito de smart city e sua operacionalização no espaço urbano

Escrito por Teresa Mendes, o texto "Smart Cities: Solução para as cidades ou aprofundamento das desigualdades sociais?" identifica conceitos inicialmente surgidos na academia, como smart city, que foram sendo incorporados pelas cidades como brands, visando atrair investidores, empresas, profissionais e turistas. Focando em smart city, dominante no debate atual, Mendes analisa a origem e construção do conceito, assim como a sua operacionalização, para entender se a proposta pode vir a diminuir ou aumentar as desigualdades socioeconômicas das cidades.

Cidades Sustentáveis no contexto das regiões metropolitanas nordestinas

A dissertação de Ana Célia Araújo avalia o modelo de Cidades Sustentáveis, relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, no contexto das Regiões Metropolitanas de Natal, Fortaleza, Recife e Salvador.
A pesquisa apresenta o Índice de Desenvolvimento Regional e Urbano para Cidades Sustentáveis (IDRUCS), uma ferramenta quantitativa capaz de relacionar aspectos socioambientais e econômicos dentro da perspectiva de Cidades Sustentáveis para territórios metropolitanos.
Nós respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento acessando aqui.