Problema com a visualização da mensagem? Clique aqui.

Cadastre-se no boletim

 

 

 

 

         

 
 
 
     
 

 Boletim Informativo Ano VI | nº 599 | 05/09/2019    

 
     
 
 
     
 

 
 
No contexto de aumento da complexidade da questão urbana e adoção do padrão neoliberal de acumulação, surge um novo quadro de mobilizações caracterizado pela diversidade de atores sociais e pela multiplicidade de temas e de formas de ação coletiva em torno da vida urbana, principalmente nas grandes cidades. Esses repertórios vão da ação direta, caso das ocupações para moradia, aos coletivos culturais. Além das classes subalternas, cresce o ativismo urbano de outras classes e camadas sociais.

A Cadernos Metrópole n.46 traz um conjunto de treze artigos que abrange uma ampla gama temática e de uso de repertórios diversos que representam processos de resistência e a construção de alternativas à mercantilização do espaço urbano na etapa neoliberal.

 

 
 
 
     
 

 
 
Com o objetivo de divulgar os produtos parciais produzidos no âmbito de suas pesquisas, o Observatório das Metrópoles lançou recentemente a publicação Textos para Discussão (TD). O segundo TD, inserido no âmbito da pesquisa sobre Regimes Urbanos, oferece uma revisão teórica e metodológica para interpretar as relações de poder na cidade.

Elaborado pela pesquisadora Barbara França, o texto apresenta as principais características da Teoria do Regime Urbano (TRU) contidas na literatura internacional, além de evidenciar como as escolas e a teoria urbana estão sujeitas à interação metodológica entre diferentes correntes interpretativas da cidade e do urbano.
 
     
 

CHAMADA

 

NOTÍCIA

 

VÍDEO

Está aberta até 31 de outubro a chamada de artigos para a revista e-metropolis, vinculada ao Observatório das Metrópoles. A e-metropolis visa suscitar o debate e incentivar a divulgação de trabalhos do planejamento urbano e regional e áreas afins, como Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Sociologia, Demografia e Estudos de Cultura.

 

O advogado popular e pesquisador do Observatório das Metrópoles Núcleo Curitiba, Thiago Hoshino, tomou posse do cargo de ouvidor externo da Defensoria Pública do Paraná. Dentre as atribuições, o ouvidor externo deve levar e defender as reivindicações da sociedade para aos órgãos da administração superior da Defensoria.

 

O Fórum Direito à Cidade, em parceria com o Observatório das Metrópoles e outras organizações, está se mobilizando e produzindo materiais para informar a população sobre o processo de revisão do Plano de Diretor de Natal. O primeiro vídeo explica o que é o Plano Diretor. Confira também a cartilha explicativa sobre o macrozoneamento de Natal.

 

       
 
   
   
     
 

Expediente Boletim Semanal
Editor Chefe: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Coordenadores Editoriais: Samuel Thomas Jaenisch e Tuanni Rachel Borba
Programadores: Diego Viegas, Erik Dana e Renan Freitas

 
     
     

Nós respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento acessando aqui.