Problema com a visualização da mensagem? Clique aqui.

Cadastre-se no boletim

Boletim Informativo Ano VI | nº 602 | 26/09/2019

As cidades brasileiras continuam abarrotadas de automóveis e motos, é o que mostra a edição 2019 do Mapa da Motorização Individual no Brasil, elaborado pelo Observatório das Metrópoles. O relatório reforça a tendência já apontada em outros levantamentos; ou seja, que desde os anos 2000 vem ocorrendo um crescimento contínuo da frota de veículos motorizados de todos os tipos no Brasil.
Na esteira do Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro) e da Semana da Mobilidade, o Observatório das Metrópoles se junta às diversas organizações, coletivos e pessoas que discutem o uso excessivo do automóvel e refletem sobre a mobilidade das cidades, poluição e meio ambiente. Confira o relatório!

A tese de Patricia Baliski analisa a produção da moradia popular ofertada pelo mercado em Fazenda Rio Grande, porção sul da metrópole de Curitiba, nas últimas quatro décadas. A pesquisa buscou compreender como a expansão periférica implica na produção e estruturação do espaço metropolitano e se relaciona com a reprodução do capital imobiliário na metrópole. Dentre as conclusões, a trabalho constatou que a produção de moradias em Fazenda Rio Grande é orientada pelo mercado e há diversos casos de loteamentos aprovados com irregularidades, ou ainda ampliações de perímetro urbano ou desapropriações, que beneficiaram incorporadores.
Defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a tese foi orientada por Olga Lucia Castreghini de Freitas Firkowski, pesquisadora do Observatório das Metrópoles Núcleo Curitiba.

NOTA

VÍDEO

PROCESSO SELETIVO

O governador do Rio de Janeiro decidiu excluir do Conselho Consultivo da Câmara Metropolitana os representantes da sociedade civil eleitos em 2018. O Observatório das Metrópoles condena a decisão e divulga a nota de repúdio elaborada pela Casa Fluminense, organização que compunha o Conselho Consultivo e que desde 2013 defende a pauta metropolitana.

Dando sequência a série “Conheça o OM” que apresenta quinzenalmente os núcleos regionais da rede, apresentamos essa semana o Núcleo Porto Alegre. As pesquisas e ações do núcleo são comentados através de entrevista com o coordenador do núcleo, Paulo Soares, e com o pesquisador Luciano Fedozzi. Assista!

Estão abertas até o dia 22 de novembro as inscrições para o mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). São três linhas de pesquisa: "Território, Planejamento e Sustentabilidade", "Estado, Instituições e Democracia" e "Organizações, Mercado e Desenvolvimento".

Expediente Boletim Semanal
Editor Chefe: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Coordenadores Editoriais: Samuel Thomas Jaenisch e Tuanni Rachel Borba
Programadores: Diego Viegas, Erik Dana e Renan Freitas

Nós respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento acessando aqui.