Problema com a visualização da mensagem? Clique aqui.

Cadastre-se no boletim

Boletim Informativo Ano VI | nº 601 | 19/09/2019

Como são percebidas as relações entre a metrópole e a cidade da fronteira, as relações remotas que se estabelecem cotidianamente, os efeitos dos fluxos contínuos e dos movimentos efêmeros sobre os lugares “mais distantes do território nacional”? Essa é uma das questões centrais que orientam este texto de Rosa Moura, vice-coordenadora do Observatório das Metrópoles Núcleo Curitiba e pesquisadora sênior do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Produzido para o IX Seminário da Red de Investigación sobre Áreas Metropolitanas de Europa y América Latina (RIDEAL), ocorrido entre 12 e 14 de agosto em São Paulo, o trabalho de Moura explora como são percebidas as relações entre a cidade da fronteira e a metrópole, valendo-se de trabalho de campo realizado, no âmbito de pesquisa em desenvolvimento no IPEA, em sete arranjos espaciais transfronteiriços, que compõem fragmentos da metropolização em curso.

Apresentamos essa semana mais um Texto para Discussão (TD). O terceiro TD contém uma análise do caso da ocupação Vila Eliana Silva (Belo Horizonte/MG) com o objetivo de discutir as possibilidades e limites de repertório de ação dos movimentos de moradia num contexto sociopolítico caracterizado por uma inflexão ultraliberal e com significativas transformações na relação entre Sociedade Civil e Estado.

Segundo os autores Ana Carolina Soraggi, Thêmis Aragão e Filipe Corrêa, a história da Vila Eliana Silva e o relato dos seus moradores explicitam a luta pelo efetivo cumprimento da função social da propriedade. Na conclusão, o texto destaca a necessidade do retorno às bases e o fortalecimento dos movimentos para a reversão do quadro político e retomada da Reforma Urbana.

MANIFESTO

DISSERTAÇÃO
CHAMADA

O Observatório das Metrópoles Núcleo Porto Alegre manifesta a sua preocupação com a possibilidade de exploração mineral na Mina Guaíba. Segundo a nota, o estado do Rio Grande do Sul realiza uma volta ao passado ao apostar no carvão como matriz energética e fonte de desenvolvimento econômico.

O trabalho de Julia Teixeira apresenta o processo histórico da maior ocupação por movimento de moradia do Brasil, o edifício Prestes Maia. Defendida no âmbito da FAU-USP, a dissertação foi orientada por Camila D’Ottaviano, pesquisadora do Observatório das Metrópoles Núcleo São Paulo.

Estão abertas até dia 02 de outubro as inscrições online para o curso de mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Serão oferecidas 20 vagas para a turma que inicia em março de 2020.

Expediente Boletim Semanal
Editor Chefe: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Coordenadores Editoriais: Samuel Thomas Jaenisch e Tuanni Rachel Borba
Programadores: Diego Viegas, Erik Dana e Renan Freitas

Nós respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento acessando aqui.